ANAFIQ e a Legitimidade da Fisioterapia Quiropráxica

ANAFIQ e a Legitimidade da Fisioterapia Quiropráxica

A partir da influência de várias correntes e linhas de estudo nas áreas de terapias manuais desenvolvida através de décadas, sob a influência da osteopatia e da Reeducação Postural Global surge a Fisioterapia Manipulativa contemporânea, que gradativamente no Brasil evoluiu com a influência de várias correntes internacionais e mesmo nacionais de escolas orientais e ocidentais da Quiropraxia (Americana) e mesmo de Técnicas aprimoradas em território nacional desenvolvendo a Fisioterapia Manipulativa e a Fisioterapia Quiroprátxica atual.

A especialidade da Fisioterapia Quiropráxica foi regulamentada pela resolução n° 220 de 23 de maio de 2001, de acordo com o Diário Oficial da União n° 108 de 05 de junho de 2001.

O Fisioterapêuta desde os primórdios do desenvolvimento da profissão atua em sua prática clínica exercendo o diagnóstico cinesiológico-funcional, atuando dentre as mais diversas áreas da fisioterapia, nos sistemas articulares do corpo. Este diagnóstico sempre utilizou como base tecnológica os conhecimentos da Biomecânica Clínica e Cinesiopatologia, para promover o re-equilíbrio dos sistemas musculoesqueléticos, bem como articulares e das cadeias biomecânicas.

Na oportunidade do I SBFQM a diretoria da ANAFIQ , seus associados e os participantes do 1° SBFQM se reúnem para compartilhar conhecimentos relativos aos campos da Fisioterapia Manipulativa e da Fisioterapia Quiropráxica como denominações conceitualmente distintas na concepção técnica e filosófica mas que apresentam muitas semelhanças nas suas raízes fundamentais.O SBFQM ainda obtem seu apogeu neste evento com a aprovação da Carta de Legitimidade da Especialidade de Quiropraxia / Fisioterapia Quiropráxica.

Também no I SBFQM ocorrerá o I Consenso Nacional Educação em Fisioterapia Quiropráxica e Manipulativa: Dr. Ricardo Sena , Dr. Marcio Tosi, Dr. Helder Nani, Dr. Diego Galace , Dr. Pablo Dias, Dr. Jemersom Poli, Dr. Vinícius Mendonça entre outros,

Seguindo as discussões prévias para elaboração da Carta de Legitimidade da Fisioterapia Quiropráxica aos auspícios do Departamento Científico da ANAFIQ, ocorre também a aprovação das políticas e diretrizes de ensino para a Formação de Especialistas em Fisioterapia Quiropráxica e Formação de Especialistas em Fisioterapia Manipulativa ambas credenciadas pela ANAFIQ.Neste momento de Fisioterapeutas do Brasil se unirem em defesa da profissão, independente da sua especialidade ou associação que representam. É necessário que contemos com o apoio do sistema Coffito-Crefitos em todo país e de suas associações. É momento de trazer legitimidade, respeito e valorização profissional, independentemente de diferenças políticas. Devemos a partir do I SBFQM estabelecer os parâmetros de formação de acordo com as resoluções do COFFITO, demonstrando claramente a sociedade que a formação de Fisioterapêutas Especialistas em Quiropraxia é consistente sob os aspectos técnicos e científicos

I Seminário Brasileiro de Fisioterapia Quiropraxica e Manipulativa

I Simpósio Gaúcho de Fisioterapia Manipulativa

I Consenso Nacional Educação em Fisioterapia Quiropráxica

26 e 27 de Julho de 2014

Baixe a carta de Legitimidade da Fisioterapia Quiropráxica da ANAFIQ

SOGAB +55 51 9559-8930 sogab@ sogab.com.br