Desportiva

Quiropraxia Desportiva ( Fisioterapia Quiropráxica Desportiva – FQE)

Dra. Cláudia Inês Grams – Fisioterapeuta Quiropraxista

sportA mobilidade articular corporal atua em um conjunto mecânico utilizando combinações de movimentos e ações musculares em cadeias combinadas.  As disfunções biomecânicas articulares podem causar prejuízo à performance atlética e por isto na Europa e nos EUA a terapia de manipulação da coluna vertebral e de extremidades é considerada essencial nos treinamentos e competições de atletas Pesquisas  já demonstraram que disfunções nas articulações das extremidades, podem causar alterações no movimento articular da coluna vertebral e também que  subluxações na coluna vertebral podem comprometer a função das extremidades, considerando a  transmissão e  absorção de  forças entre os membros superiores e inferiores.

O Fisioterapeuta Quiropraxista Esportivo precisa estar  devidamente aclimatado com  o estilo da atividade física de seus pacientes, pois cada esporte possui suas características peculiares, dinâmica e exigências físicas e esses fatores vão caracterizar o tipo de lesão mais comum permitindo a intervenção mais adequada na intervenção primária , secundária e terciária.  As lesões mais crônicas  influenciam no rendimento do atleta e afeta diretamente a qualidade de execução de movimento e precisam ser constantemente acompanhadas.

Nos EUA, competições profissionais de  vários esportes  desde o futebol até o fisiculturismo e até mesmo em  rodeios se  tem inserido aQuiropraxia. No acompanhamento dos atletas e desde 1980 a primeira equipe olímpica de dos EUA a incluiu a Quiropraxia nas Olimpíadas de Inverno sendo que hoje em dia os jogos olímpicos contam com a Quiropraxia em várias delegações. Nos jogos olímpicos do Rio de Janeiro já existe uma delegação de Fisioterapeutas Quiropraxistas preparada e inscrita para realizar o atendimento de Quiropraxia dos atletas.

Os  três objetivos principais da FQE:

  1. Aumento da performance através do ganho de mobilidade das articulações e dos músculos;
  2. Prevenção de lesões;
  3. Reabilitação das lesões.

As principais técnicas utilizadas são:

  1. Diversified
  2. Técnicas de Liberação Muscular Ativa
  3. Cinesioterapia Aplicada
  4. Bandagens Funcionais
  5. Técnicas de Extremidades
  6. Ativador e F. Quiropráxica por Instrumentos