A ANAFIQ é uma associação técnica e científica que se dedica ao desenvolvimento da Quiropraxia e da Fisioterapia Manipulativa, como áreas de escopo profissional do Fisioterapeuta.

A ANAFIQ não oferece ou comercializa cursos, a ANAFIQ, credência escolas e instrutores, para cursos de pós graduação e ou DIPLOMAÇAO em Quiropraxia deixando claro que a formação seja em nível de pós graduação ou diplomação recomendada pela ANAFIQ é de 500 à 1500 h.
A DIPLOMAÇÃO EM QUIROPRAXIA pode ocorrer através do PEC, PROGRAMA DE ENSINO CONTINUADO EM QUIROPRAXIA ou FISIOTERAPIA MANIPULATIVA. Este programa é realizado pelos alunos através de seminários ou cursos menores que compões disciplinas do PEC, que são componentes “ligados” entre si por um projeto pedagógico único de certificação que se classifica em 4 fases cada uma com competências e conhecimentos específicos a serem detalhados, de modo a promover no final de no mínimo 500 h um certificado único de DIPLOMAÇÃO em QUIROPRAXIA. Os instrutores do PEC ou da Diplomação são profissionais que passam por um processo de certificação e comprovação de conhecimento, para a técnica que se propõe a ministrar, comprovando ainda tempo de experiência clínica.

Os cursos que são componentes do PEC necessitam ser registrados na ANAFIQ, com projeto previamente avaliado em conformidade e por isso levam um número de registro da escola e o logotipo da ANAFIQ. A ANAFIQ com isso visa dar referência sobre estas formações tendo em vista que existem pseudoformações no mercado e os profissionais Fisioterapeutas necessitam de orientação sobre a qualidade e autênticidade destas formações.

O PEC é um grande programa de ensino de qualidade e foi criado pela ANAFIQ há mais de 4 anos e foi responsável pela formação de mais de 90% dos Fisioterapeutas, especialistas em Quiropraxia, que foram DIPLOMADOS com certificação mínima de 500 h até 1500 h durante período de 2 anos e comprovação de atuação clínica. Foi o PEC através de seus cursos credenciados que legitimou a especialidade de Quiropraxia, que antes se resumia a formações de 60 à 100 h apenas. Praticamente 100% dos professores dos programas de pós graduação no país em Quiropraxia foram DIPLOMADOS em Quiropraxia pelo PEC e por este processo se tornaram especialistas realizando a prova do COFFITO, comprovando a qualidade deste processo.

Assim a ANAFIQ irá continuar a divulgar somente os cursos ou seminários credenciados em veículos autorizados, como um serviço de utilidade para aqueles Fisioterapeutas que desejam estudar e se tornar especialistas através do processo de Diplomação como acima foi explanado.
O processo de credenciamento de cursos da ANAFIQ, é imparcial e baseado em pré-requisitos universais para atuação de escolas e professores não havendo qualquer favorecimento neste processo. Diversas associações científicas certificam e dão selos de qualidade a diversos programas de ensino, serviços ou produtos dentro e fora da Fisioterapia, como AMB, SBAC entre outras entidades sérias e respeitáveis, como política de controle de qualidade, não sendo de forma alguma conduta, antiética ou ilegal.

A ANAFIQ luta ainda contra profissionais que ensinam a Quiropraxia para leigos ou que ensinam técnicas sem ter a formação apropriada, não aceitando credenciar profissionais com esta conduta, muitas vezes sendo difamada em função destas inadequações, em detrimento dos reais propósitos do credenciamento de cursos.

O crescimento da especialidade de Quiropraxia foi maior nos últimos 4 anos sob os auspícios da ANAFIQ, do que em todos os 16 anos de especialidade, considerando que nos primeiros dez anos existiu apenas um especialista. Este crescimento inclusive se deu baseado na divulgação de cursos credenciados que apontaram qualidade diferenciada, inclusive nos programas de pós graduação credenciados. Hoje mesmo os programas de ensino não credenciados a ANAFIQ, devem a evolução de qualidade a o processo de credenciamento de cursos, escolas e instrutores estabelecidos a 4 anos pela ANAFIQ.

Lutamos pelo crescimento da especialidade com qualidade e valorização profissional.

Novo Hamburgo, 05 de julho de 2018.

Pablo Dias
Especialista Master em Quiropraxia pela ANAFIQ/COFFITO, especialista em Traumato-ortopedia pelo COFFITO/ABRAFITO.

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto