Fisioterapia Manipulativa

CONCEITO E CARACTERIZAÇÃO DAS TÉCNICAS DE FISIOTERAPIA MANIPULATIVA (FM) OU TMO TERAPIA MANUAL ORTOPÉDICA

A Fisioterapia Manipulativa Musculoesquelética ou Terapia Manual Ortopédica é uma área de especialização da Fisioterapia que lida com o manejo de condições neuro-músculo-esqueléticas, embasada no raciocínio clínico, usando abordagens de tratamento altamente específicas incluindo técnicas manuais e exercícios terapêuticos. Segundo definição da IFOMPT (International Federation of Orthopaedic Manipulative Physical Therapists)

A Fisioterapia Manipulativa, como é mais conhecida no Brasil vem se desenvolvendo intensamente, porém ainda não apresenta uma resolução específica com esta denominação, junto ao Conselho Federal de Fisioterapia, que normatizou a Fisioterapia Osteopática e Fisioterapia Quiropráxica através de resoluções.

A  manipulação vertebral começou a estar mais presentena Fisioterapia no princípio do século XX na Inglaterra. Em 1974 um grupo de Fisioterapeutas pioneiros fundou a IFOMPT (Federação Internacional de Fisioterapeutas Manipulativos Ortopédicos) o que proporcionou um grande impulso ao desenvolvimento da especialidade. No entanto os primeiros relatos do uso da manipulação vertebral no ocidente provêm do Grego Hipócrates 400 AC.

Durante o século XVIII na Inglaterra a terapia manual era praticada apenas por leigos chamados de Bone-setters.A Terapia Manipulativa enfrentou momentos de total descrédito contrastando na atualidade, com uma ampla aceitação de sua eficácia no tratamento de problemas musculoesqueléticos.

Os principais expoentes da TMO são Maitland, Kaltenborn, Paris, Lamb, Muligan, e McKenzie. Mas afinal o que há de tão marcante na visão dos Fisioterapeutas Manipulativos Ortopédicos. É importante salientar que o que diferencia a Fisioterapia Manipulativa de outras abordagens em Terapia Manualé a utilização do modelo de Prática Baseada em Evidências.

TMO – Terapia Manual Ortopédica é uma área especializada da Fisioterapia para o manuseio de condições neuromusculoesqueléticas, baseadas em raciocínio clínico utilizando aproximação altamente específica incluindo técnicas manuais e exercícios terapêuticos. 

Orthopaedic Manual Therapy (OMT) Definition Voted in at General Meeting in Cape Town, March 2004

Algumas Técnicas Manuais associadas ou Integradas a Fisioterapia Manipulativa :

  • RPG- Reeducação Postural Global
  • Fáscias e Pompagens
  • Mobilização Neural
  • Dry Needling (Terapia Manual Intramuscular).
  • Mckenzie
  • Muligan
  • Maitlan
  • Técnicas Osteopáticas aplicadas a Fisioterapia Manipulativa
  • Técnicas Quiropráxicas aplicadas a Fisioterapia Manipulativa

 

DIFERENÇAS ENTRE FISIOTERAPIA MANIPULATIVA E FISIOTERAPIA QUIROPRÁXICA

Podemos salientar que as duas áreas da Fisioterapia no Brasil estão em pleno desenvolvimento. No entanto , embora havendo semelhanças  quanto a abordagem articular musculoesquelética e até mesmo de alguns procedimentos, existem diferenças gritantes no enfoque, no raciocínio metodológico dos procedimentos, nos equipamentos empregados e por fim na filosofia.

Fisioterapia Quiropráxica recebe toda influência da Quiropraxia Americana, sua filosofia e seus procedimentos.  Após a descoberta da Quiropraxia por Daniel David Palmer, esta ciência sofreu uma evolução científica e metodológica bastante profunda, talvez devido a dedicação de muitos praticantes e mentores com formação  e vocação na área de engenharia .Sofreu  assim o desenvolvimento de muitos procedimentos, como a espinografia  que modificou bastante a trajetória desta especialidade além da inserção de diversos dispositivos terapêuticos e diagnósticos como ferramentas ajustivas, macas e equipamentos especiais como o calorímetro, o ativador e o “drop”, além de diversas técnicas específicas e exclusivas.

 

fmart

A Fisioterapia Quiropráxica , bem como a Quiropraxia Americana, tem como foco principal o complexo subluxação e desenvolve procedimentos manipulativos  predominantemente mais específicos,com “thrust” de alta velocidade e baixa amplitude. Com estabilização específica.  No entanto a Quiropraxia também performa procedimentos manipulativos articulares diversos como mobilizações, manipulações globais e “thrust” de alta amplitude e baixa velocidade sem apoio ou estabilização especifica. A Quiropraxia  também desenvolveu nos EUA procedimentos destinados a terapêutica de tecidos moles, porém com baixa especificidade e diversidade de arsenal terapêutico.

 

Fisioterapia Manipulativa é mais jovem e recebe influência de várias linhas de pensamento originadas da própria Fisioterapia Convencional, porém incentiva o especialista a exercer um raciocínio mais clínico e aliado a prática baseada em evidências. Trata-se de uma especialidade com menor enfoque filosófico, que exerce um enfoque da terapia manipulativa articular mais integrado com o equilíbrio muscular. Assim sendo pode apresentar procedimentos e manipulações similares a da Quiropraxia, no entanto a FM foca mais nas manipulações com e “thrust” de alta amplitude e baixa velocidade e performa procedimentos manipulativos articulares diversos como mobilizações, manipulações globais e técnicas articulares mais relacionadas com tecidos conjuntivos e musculares.

A FM  se preocupa intensamente em promover a liberação do movimento e o equilíbrio articular, neurológico e muscular. Assim sendo visa o diagnóstico funcional e a detecção de “bloqueios” articulares ou regiões de Hipomobilidade e regiões onde há excesso de movimento ou instabilidade as quais se denominam como zonas de hipermobilidade.

fmmole