Formação

Diretrizes do Programa de Formação de Especialistas em Quiropraxia da ANAFIQ – Até 1500 h

Departamento Científico ANAFIQ

Conheça o PEC

chiro8m

Formação de Fisioterapeutas Especialistas em Quiropraxia de até 1500 h.

Em busca de legitimar cada vez mais a especialidade de Fisioterapia Quiropráxica estabeleceu um consenso de ensino e competências técnicas mínimas a ser implantada a nível nacional. Assim sendo a titulação de formação de especialistas será fornecida pelas escolas credenciadas ou instituições de ensino superior autorizadas pelo MEC com dois anos de experiência clínica e formação mínima de 400hs em caso de especialização Latu Sensu , 500 para pós graduação profissional (FE) e 1500 horas para formação de especialistas profissionais “Master” (FEM) ou de programa de residência em Quiropraxia devidamente aprovado.

Considerando as intensas manifestações de aspectos jurídicos e legislativos que tencionam cercear a atuação do Fisioterapeuta na área manipulativa e quiropráxica, através da ABQ, Associação Brasileira de Quiropraxia em prol de regulamentar e favorecer a atuação do bacharel em quiropraxia em detrimento dos direitos e prerrogativas do Fisioterapeuta, a ANAFIQ tem em contra-partida agir em defesa dos Fisioterapeutas.

O Departamento Científico da ANAFIQ entende assim que o Fisioterapeuta brasileiro, considerando a capacitação do Bacharel em Fisioterapia em sua graduação de quatro a cinco mil horas e duração de cinco anos poderá contemplar uma ideal formação para a prática segura das técnicas de ajuste articular de baixa amplitude e alta velocidade, bem como o tratamento do complexo subluxação vertebral.

A manipulação articular, também é um dos métodos de tratamento da Fisioterapia Quiropráxica e Manipulativa. Nos programas de formação de especialistas credenciados pela ANAFIQ, ( Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia), o ajustamento articular e a terapia manipulativa também é ensinada com grande detalhe e profundidade formando especialistas com a mesma profundidade dos cursos de Bacharelado em Quiropraxia. Hoje os cursos de formação de especialistas em Fisioterapia Quiropráxica contemplam linhas específicas de técnicas tradicionais, norte americanas.

A Fisioterapia é uma ciência e profissão generalística que abrange o estudo da terapia física em vários campos da saúde, incluindo a neurologia, cardiologia, pneumologia mas também incluem a área musculoesquelética ou traumatológica e ortopédica. o bacharelado em Quiropraxia, por seu lado, especializa-se, durante toda a duração do curso, no diagnóstico e tratamento de problemas neuromusculoesqueléticos, em especial alterações articulares, com ênfase particular em problemas de coluna.,havendo uma ênfase muito maior em matérias relacionadas a estes temas, como anatomia da coluna, exame musculoesquelético, exames de imagem, e técnicas de tratamento. No entanto, os programas de especialização atuais suprem as demandas necessárias, de acordo com o último consenso de ensino em Fisioterapia Quiropráxica e SBFQM realizados em julho de 2014 em Novo Hamburgo, já contemplam as especificações e o teor de conhecimento necessário para prática clínica nos moldes internacionais. e tempo. Anteriormente penas faculdades de Quiropraxia ofereciam este tipo de educação, mas agora está acessível a todos os Fisioterapeutas Especialistas em Quiropraxia.

Competências Curriculares Mínimas do Fisioterapeuta Quiropraxista

  • 1. Realizar testes semiotécnicos ortopédicos direcionados a Fisioterapia Quiropráxica.
  • 2. Uso da mesa “Drop Table” e “Knee Chest”.
  • 3. Realização da espinografia cervical, torácica e lombosacral.
  • 4. Solicitação e análise de exames complementares imagenológicos, eletromiofisiológicos e de análises clínicas ( hematolimunológicos).
  • 5. Conhecimento de técnicas diversificadas.
  • 6. Conhecimento de técnicas tradicionais de Quiropraxia, Gonstead, Thompson e Logan.
  • 7. Conhecimentos de técnicas de Quiropraxia aplicada a Gestante ao Idoso e a Pediatria.
  • 8. Conhecimentos de técnicas de Quiropraxia Desportiva.
  • 9. Conhecimento de técnicas ajustivas instrumentais.
  • 10. Conhecimento de Técnicas complementares.
  • 11. Emissão de laudos e pareceres.

RESOLUÇÃO Nº. 220, DE 23 DE MAIO DE 2001 D.O.U. Nº 108 DE 05/06/01 SEÇÃO I PÁGINA 46

Dispõe sobre o reconhecimento da Quiropraxia …Art. 2º: – Os certificados de conclusão de cursos de quiropraxia e/ou de osteopatia somente serão aceitos, se oriundos de instituição de reconhecida idoneidade no ensino das linhas de conhecimento referenciadas, devendo comprovarem uma carga horária mínima de 1500 h (um mil e quinhentas horas), sendo 1/3 (um terço) de atividades práticas, com duração mínima de 2 (dois) anos. Parágrafo Único – Para que os títulos tenham validade perante o Sistema COFFITO/CREFITOs, as instituições concedentes deverão remeter os seus projetos pedagógicos a análise e a deliberação do Plenário do COFFITO. Art. 3º: – O Fisioterapeuta com formação em quiropraxia ou osteopatia, oriundo de curso com carga horária inferior ao determinado nesta Resolução, deverá complementar sua formação acadêmica em curso reconhecido pelo COFFITO, para que possa alcançar a condição de especialista, previsto nesta Resolução. Art. 4º: – O membro do corpo docente de curso reconhecido pelo COFFITO deverá ter registro profissional nesta instituição, quando Fisioterapeuta. Art. 5º: – Somente após efetuado o registro de seu título de qualificação em quiropraxia e/ou em osteopatia no COFFITO, poderá o Fisioterapeuta se anunciar como especialista na área de conhecimento objeto desta resolução, pelos meios eticamente permitidos.

Legitimidade da Fisioterapia Quiropráxica

Formação e Especialização na Área de Quiropraxia e Fisioterapia Manipulativa

A diretoria da Anafiq, juntamente com o departamento cientifico da entidade e conselho de ética, no uso de suas atribuições, decide estabelecer os pré-requisitos mínimos para credenciamento de cursos junto ao Departamento Científico da entidade conforme prevê o estatuto institucional.

Carga Horátia total: 1500 hs

Níveis e Programas de Formação em Quiropraxia segundo a ANAFIQ

Art. 6° – São considerado, registrados e emitidos os certificados para os seguintes Níveis de Formação em Quiropraxia:

  • Nível 1: Capacitação Básica em Quiropraxia Clínica: Mínimo de 100 hs
  • Nível 2: Formação de Especialistas em Quiropraxia : Entre 400 a 500 hs
  • Nível 3: Formação de Esp. Master em Quiropraxia: Mínimo de 1500 hs

Detalhamento dos Níveis de Formação:

Art. 7° – Os níveis de formação em Quiropraxia conforme o SBFQM, são caracterizados da seguinte forma:

a) Nível 1: Capacitação Básica em Quiropraxia Clínica : Mínimo de 100 hs

O presente nível de formação se justifica, pelo direito e a necessidade dos Fisioterapeutas de adquirir conhecimento de algumas técnicas de Quiropráxia a serem utilizadas em conjunto com o arsenal terapêutico do Fisioterapeuta. Poderão ser ministradas atividades complementares de até 30 hs com prática clínica e atividades de estudo dirigido, para complemento da carga horária deste nível de formação. Após realizar este programa de aperfeiçoamento, o Fisioterapeuta poderá realizar outros programas de ensino em nível de aperfeiçoamento, residência e especialização na área de saúde, sendo estes credenciados e registrados na ANAFIQ, o aluno poderá somar os créditos (CH) de cada curso para obtenção de certificação de especialista com carga horária de até 1500 hs.

b) Nível 2: Formação de Especialistas em Quiropraxia : Entre 400 a 500 hs.

A ANAFIQ recomenda ao COFFITO que a certificação mínima e obrigatória para titulação do especialista seja a deste nível de capacitação que poderá ser obtida através das seguintes condições:

I) Certificado de Pós Graduação “Latu Sensu” de IES (Instituição de Ensino Superior) devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), com carga horária mínima de 400 hs, não havendo a necessidade desta estar credenciada à ANAFIQ. Uma vez o curso cumprindo a regulamentação do MEC, não cabe a ANAFIQ questionar a qualificação do programa de ensino, devendo a mesma registrar o diploma, mediante experiência clínica mínima e pagamento das devidas taxas de registro. Os cursos com 360 poderão ser complementados em 40 hs através do PEC ( programa de ensino continuado) desde que devidamente registrado no Departamento Científico da ANAFIQ.

II) Certificado de Curso de Formação de Especialista Profissional de Escola Credenciada: Neste caso será obrigatório o credenciamento da escola, com projeto de curso em cada nível de ensino que a escola pretende atuar. A certificação mínima é de 500 hs, podendo ser aproveitada a carga horária/créditos dos curso de capacitação do nível 1 de 100 hs ou de outros programas de PEC de até 100 hs. A ANAFIQ só registrará certificados de formação de especialistas profissionais nesta categoria com aprovação prévia do projeto de curso da escola credenciada.

c) Nível 3: Formação de Especialista Master em Quiropraxia: Mínimo de 1500 hs (FEM)

I) Certificado de curso de Residência em Quiropraxia devidamente aprovado pelo COFFITO ou ANAFIQ com 1500 hs e com prática clínica mínima de 2 anos, com projeto previamente aprovado pelo departamento científico e pedagógico da ANAFIQ. Somente quando o programa de ensino alcançar a carga horária de 1500 hs caberá o aluno solicitar registro e expedição de certificado mediante ao pagamento das requeridas taxas.

II) Certificado de Curso de Especialista Master em Quiropraxia de 1500 hs devidamente aprovado pelo COFFITO ou ANAFIQ com 1500 hs e com prática clínica mínima de 2 anos, com projeto previamente aprovado pelo departamento científico e pedagógico da ANAFIQ. Somente quando o programa de ensino alcançar a carga horária de 1500 hs caberá o aluno solicitar registro e expedição de certificado mediante ao pagamento das requeridas taxas.

III) PEC em Quiropraxia: São programas independentes de carga horária menor, de várias competências em técnicas e conhecimentos da área de Quiropraxia. Cada programa deverá ser devidamente registrado junto a ANAFIQ, cabendo a cada registro haver contribuição da escola.

Programa de Ensino Continuado em Quiropraxia ANAFIQ:

Art. 8° Para o programa PEC potencializar a formação de especialista, o aluno deverá apresentar no mínimo programa de formação nível 2 de pelo menos 400 hs, considerando as prerrogativas curriculares mínimas para o exercício da especialidade. Assim ao cursar demais programas com menor carga horária devidamente registrados e sob os auspícios da ANAFIQ, poderão adicionar carga horária para certificação em modo de ensino continuado.

*inciso único: No presente programa, cada crédito equivale a 5 horas acadêmicas, ou seja curso de 60 horas (TIQ): 12 créditos, curso de 100 horas (Quiro Básico): 20 créditos, curso de 400 horas (Pós-graduação: 80 créditos), formação de 1.500 (completa do especialista): 300 créditos, sendo que 1 crédito corresponde a 5 hs. Carga Horária total: 1500 hs

Conheça o PEC – Programa de Ensino Continuado.

 

Conheça nossos programas de formação e escolas credenciadas.

SAIBA MAIS:

Pagina da Legitimidade da Fisioterapia Quiropráxica

Artigo demonstra que a Graduação em Quiropraxia foi um equívoco no Brasil

Carta de Legitimidade da Fisioterapia Quiropráxica – CLEQ

PEC Quiropraxia ( Programa de Ensino Continuado).

Relatório SBFQM

Saiba como foi o I SBFQM em Novo Hamburgo

História da Quiropraxia

Conheça a página da ANAFIQ Associação para a Fisioterapia Quiropráxica: www.quiropraxiabrasil.org