Geral

Fisioterapia Quiropráxica e o  Fisioterapêuta Quiropraxista

Dr. Pablo Dias Fisioterapêuta Especialista em Quiropraxia

O Fisioterapeuta Quiropraxista é um profissional  devidamente especializado no tratamento do Complexo Subluxação Vertebral (CSV) e  disfunções cinesiopatológicas, biomecânicas articulares utilizando procedimentos ajustivos manuais e mecânicos instrumentais, através de diagnóstico cinesiológico funcional quiropráxico, composto por semiotécnica própria, exames radiológicos, espinográficos, termo e eletrofisiológicos.

chiro2Atuar na área de Quiropraxia, como especialista, requer uma formação de qualidade, pois significa atuar numa ciência e uma arte que já possui cem anos de evolução e já se desenvolveu de forma sólida promovendo um volume de conhecimento que gera subespecialidades em linhas de pesquisa, escolas filosóficas e técnicas, além de campos específicos de atuação. ( área desportiva, ortopedia, radiologia, pediatria, geriatria entre outras). Esta riqueza de conhecimentos apaixona e desafia profissionais fisioterapeutas que se dedicam a evolução desta arte e ciência como uma especialidade responsável com a ética.

 

A Fisioterapia é uma ciência e profissão generalística que abrange o estudo da terapia física em vários campos da saúde, incluindo a neurologia, cardiologia, pneumologia mas também incluem a área musculoesquelética ou traumatológica e ortopédica. Assim o Fisioterapêuta, com uma formação universitária mais generalista é capaz de promover uma atuação mais responsável sobre a saúde do indivíduo considerando o perfil epistemológico global. Ao se especializar na área de Quiropraxia terá uma visão muito elaborada no contexto global de saúde do indivído, podendo intervir de forma responsável e competente.

A manipulação articular, também é um dos métodos de tratamento da Fisioterapia Quiropráxica e Manipulativa. Nos programas de formação de especialistas credenciados pela ANAFIQ, ( Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia), o ajustamento articular e a terapia manipulativa também é ensinada com grande detalhe e profundidade formando especialistas com a mesma profundidade dos cursos de Bacharelado em Quiropraxia. Hoje os cursos de formação de especialistas em Fisioterapia Quiropráxica contemplam linhas específicas de técnicas tradicionais, norte americanas.

Os os programas de especialização atuais suprem as demandas necessárias, de acordo com o último consenso de ensino em Fisioterapia Quiropráxica e SBFQM realizados em julho de 2014 em Novo Hamburgo, já contemplam as especificações e o teor de conhecimento necessário para prática clínica nos moldes internacionais. e tempo. Anteriormente penas faculdades de Quiropraxia ofereciam  este tipo de educação, mas agora está acessível a todos os Fisioterapêutas Especialistas em Quiropraxia.

Competências Curriculares Mínimas do Fisioterapêuta Quiropraxista

1. Realizar testes semiotécnicos ortopédicos direcionados a Fisioterapia Quiropráxica.
2. Uso da mesa “Drop Table” e “Knee Chest”.
3. Realização da espinografia cervical, torácica e lombosacral.
4. Solicitação e análise de exames complementares imagenológicos, eletromiofisiológicos e de análises clínicas ( hematolimunológicos) .
5. Conhecimento de técnicas diversificadas.
6. Conhecimento de técnicas tradicionais de Quiropraxia, Gonstead, Thompson e Logan.
7. Conhecimentos de técnicas de Quiropraxia aplicada a Gestante ao Idoso e a Pediatria.
8. Conhecimentos de técnicas de Quiropraxia Desportiva.
9. Conhecimento de técnicas ajustivas instrumentais.
10. Conhecimento de Técnicas complementares.
11. Emissão de laudos e pareceres

chirogeral

Assim sendo a titulação de formação de especialistas será fornecida pelas escolas credenciadas ou instituições de ensino superior autorizadas pelo MEC com dois anos de experiência clínica e formação mínima de 400hs em caso de especialização Latu Sensu e 1500 horas para formação de especialistas profissionais “Master” ou de programa de residência em Quiropraxia devidamente aprovado. O Departamento Científico da ANAFIQ entende assim que o Fisioterapeuta brasileiro, considerando a capacitação do Bacharel em Fisioterapia em sua graduação de quatro a cinco mil horas e duração de cinco anos poderá contemplar uma ideal formação para a prática segura das técnicas de ajuste articular de baixa amplitude e alta velocidade, bem como o tratamento do complexo subluxação vertebral.

chiro

Conheça nossos programas de ensino.