Histórico

ANAFIQ – Entidade Representativa oficial da especialidade de Fisioterapia Quiropráxica. A Associação Nacional de Fisioterapia Quiropráxica oficializou seu credenciamento junto ao Conselho Federal de Fisioterapia e passou a exercer um papel muito importante no cenário nacional, representando a categoria e fornecendo o título de Especialista em Quiropraxia devidamente registrado no COFFITO.

Foi fundada  a ANAFIQ em 18 de abril de 2013, pelos idealizadores, já aprovados como especialistas na área de Quiropraxia pelo COFFITO, Dr. Pablo Fabrício Flôres Dias e Dr. Jemerson José Polli Oliveira.

Na oportunidade do 1° SBFQM e 1°Consenso Nacional de Educação em Fisioterapia Quiropráxica, ocorrido nos dias 26 e 27 de Julho de 2014, na cidade de Novo Hamburgo, sede nacional da ANAFIQ, RS em consenso com os associados, professores e proprietários das principais escolas e cursos de Quiropraxia para fisioterapeutas, foram definidas  as políticas fundamentais  para os programas de ensino em Quiropraxia, bem  como a formação de especialistas.

No dia 10 de setembro  de 2014,  foi aberto edital de credenciamento  002 de 2014,  o qual algumas escolas se submeteram ao credenciamento, mediante a entrega de respectivos documentos solicitados no edital. No dia 29 de outubro de 2014 ocorreu reunião convocada pelo Departamento Científico da ANAFIQ onde foi aprovada a contribuição por registro de certificado a ser pago pela escola credenciada, bem como políticas relacionadas à atividades complementares dos cursos de capacitação básica em Quiropraxia para fisioterapeutas.

No dia 13 de novembro de 2014 foi publicada a resolução sobre os programas de formação aprovados no ISBFQM onde houve o credenciamento de sete escolas e 9 professores responsáveis na formação em Quiropraxia seguindo novos patamares e um novo capítulo na história da Quiropraxia. (Norma Regulamentar 001 de 13 de novembro de 2013)

 

O SBFQM em Novo Hamburgo, foi um evento histórico que produziu produziu um importante documento, denominado de relatório SBFQM que pode ser visualizado no documento através do link:

Relatório SBFQM . Também cabe ressaltar a elaboração da CARTA DE LEGITIMIDADE da Fisioterapia Quiropráxica .Outros documentos e atividades do I SBFQM podem ser acessados no link: ISBFQM

sbfqm.1