Quiropraxia Laboral

quiro-conceitos-1Além da ergonomia, ginástica laboral e a massoterapia laboral, uma nova ferramenta tem sido empregada nas empresas em prol de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. Quiropraxia Ocupacional  ou Laboral é uma subespecialidade da Quiropraxia e se dedica ao diagnostico, tratamento e prevenção de disfunções cinesiológicas e funcionais do sistema  neuromusculoesqueletico relacionados ao ambiente de trabalho. A intervenção em Quiropraxia Laboral pode ser realizada no ambiente próprio do trabalhador com o uso de instrumentos ou mesmo o uso de macas de Quiropaxia portáteis. O atendimento é rápido, eficaz e não provoca uma longa interrupção para a rotina do colaborador.

Quriopraxia Laboral pode ser:

1 Preparatória : Promovendo uma melhora do bem estar no início da jornada de trabalho, favorecendo a performance do trabalhador durante a jornada de trabalho. 2 Reparatória:  Auxilia na sobrecarga existente durante a jornada de trabalho eufemizando os possíveis efeitos da sobrecarga laboral sobre o sistema neuromusculoesqueletico. .3 Compensatória: Visa recuperar o colaborador após uma jornada extenuante de atividades laborais que as vezes promove estresse físico e emocional, causando compensações e disfunções biomecânicas e musculares, na coluna vertebral e membros.

 Objetivos da Quiropaxia Laboral:

‐ Alívio de dor nas costas (coluna vertebral)
‐ Alívio de dores musculares torcicolos e articulares
‐ Alívio de dores de cabeça (cefaléia e enxaqueca)
‐ Tratamento para  lesões pré existentes nos trabalhadores exercendo uma prevenção secundáris em pacientes com Hérnias de Disco, distúrbios posturais (correção postural)
‐ Aumento da amplitude de movimento e Relaxamento Muscular
‐ Tratamento e Prevenção de doenças musculoesqueléticas relacionadas ao trabalho (DORT)

Qualidade de vida nas empresas é tendência

O mercado ainda está muito restrito às empresas de grande porte, mas logo a preocupação com a qualidade de vida dentro do ambiente corporativo deve se ampliar para as de menor porte.