O que não é Quiropraxia. (BAD CHIRO)

“SAIBA O QUE NÃO É QUIROPRAXIA”

Nesta publicação buscamos esclarecer o que é BAD CHIRO. O Que não é Quiropraxia. Não seja enganado. O que não é Quiropraxia e dizem que é para mera promoção de cursos de capacitação com a finalidade de obter recursos financeiros.

A Quiropraxia como especialidade do Fisioterapêuta não deve perder suas prerrogativas fundamentais de qualidade. É considerada uma ciência, uma arte e uma filosofia. Por isto o ensino da mesma deve ser distinto e de extrema qualidade. Somente a verdadeira Quiropraxia pode promover correções articulares específicas do Complexo Subluxação Vertebral através da verdadeira técnica de ajuste Quiropráxico e por isto pode ser mais segura e eficaz. O restante é mera manipulação articular, que não pode, por definição, ser chamada de Quiropraxia, pois as técnicas não coincidem com o estudo quiropráxico. O Ajuste Quiropráxico se distingue pela precisão e execução com alta velocidade e predominância de técnicas de baixa amplitude com posicionamento e vetor extremamente precisos para uma dada cinesiopatologia de uma subluxação vertebral conforme suas listagens.

O Que não é Quiropraxia!

Técnicas inespecíficas realizadas sem avaliação adequada, com força excessiva e amplitude exagerada, ponto de contato e estabilização totalmente inadequados, aplicadas com mau posicionamento do paciente e do profissional, vetor de correção inespecífico. Também os praticantes não possuem treinamento adequado, atuam motivados apenas pelo ganho financeiro, sem mesas/macas específicas, equipamentos improvisados e passam a modificar a técnica em prol de promover maior cavitação articular, ou seja promover estalos para impressionar o paciente ou para satisfazer sua visão empírica. O problema que a técnica mal empregada causa prejuízos incomensuráveis a médio e longo prazo nas articulações e favorece assim o agravamento das lesões.

Quanto menos ajustes mais efetiva!

A Quiropraxia não é apenas uma intervenção mecânica de liberação de mobilidade articular. Seu mecanismo de ação principal incide sobre o sistema nervoso central e periférico, promovendo INPUTs sensoriais que promovem a homeostasia corporal. A Quiropraxia Manual verdadeira em uma primeira sessão diante da avaliação, não aplica muitos ajustes articulares, em geral apenas uns três ou quatro ajustes e algumas vezes apenas um ajuste. Quando se assiste vídeos na internet de supostos Quiropraxistas ou Fisioterapeutas Quiropraxistas realizando ajustes muito sistêmicos e automáticos que mais parecem um protocolo de massagem terapêutica, fique certo de que isto não é Quiropraxia definitivamente.

O paciente pode melhorar fazendo este tratamento ruim?

Sim, pode melhorar pois a manipulação articular tem efeitos neurofisiológicos capazes de promover analgesia musculoesquelética na hora da manipulação e algumas vezes pode haver um resultado mais duradouro. No entanto são muitos os casos de pacientes que pioram ao chegar em casa, no dia seguinte ou mesmo na hora da terapia. O problema que a técnica mal empregada causa prejuízos incomensuráveis a médio e longo prazo nas articulações e favorece assim o agravamento das lesões a longo prazo.

Quais as conseqüências da Quiropraxia Ruim? (BAD CHIRO)

A BAD CHIROPRACTIC ou quiropraxia ruim, pode promover lesões a cartilagem articular, cápsulas, ligamentos e até mesmo danos neurológicos. As técnicas de BAD CHIROPRACTIC geralmente se baseiam e exageram nas manobras de rotação articular, que é especialmente danosa à estrutura do disco articular. Algumas condições clínicas podem se agravar e prejudicar a evolução do paciente de forma dramática. Fraturas ósseas, cartilaginosas, entorses podem ser causadas. Ajustes cervicais podem provocar danos a artéria vertebral e em casos de instabilidade poderá haver comprometimento grave do sistema nervoso a ponto de gerar uma fatalidade. No mínimo à longo prazo manipulações articulares mal executadas podem promover a aceleração da degeneração articular, promovendo o desgaste articular e o estabelecimento da osteoartrite mesmo quando a terapia foi agradável ao paciente.

Fisioterapêutas só estudam em Escolas Credenciadas

chiro7m

Conheça mais sobre a Verdadeira Quiropraxia lendo os artigos abaixo:

Conceitos fundamentais de Quiropraxia: O que são verdadeiramente a Subluxação, Ajuste e etc…
Um breve Histórico da Quiropraxia
Técnicas de Quiropraxia mais utilizadas nos EUA