PROGRAMAS DE FORMAÇÃO

A ANAFIQ e instituições credenciadas apresentam diversos níveis  de formação em Quiropraxia e Fisioterapia Manipulativa.

* As instituições credenciadas devem apresentar projeto pedagógico a ser aprovado pelo departamento científico e pedagógico da ANAFIQ, sendo publicados no site institucional.

Formação Básica ( FB)

Programas de ensino de 100 hs, visando promover um aperfeiçoamento e emprego de algumas técnicas Quiropráxicas a Fisioterapeutas, porém sem promover a titulação de especialistas. Capacitação Básica em Quiropraxia Clínica : Mínimo de 100 hs O presente nível de formação se justifica, pelo direito e a necessidade dos Fisioterapeutas de adquirir conhecimento de algumas técnicas de Quiropráxia a serem utilizadas em conjunto com o arsenal terapêutico do Fisioterapeuta. Poderão ser ministradas atividades complementares de até 30 hs com prática clínica e atividades de estudo dirigido, para complemento da carga horária deste nível de formação.

Conheça as instituições de ensino que atuan neste nível de formação.

Formação de Especialistas (FE)

Formação de Especialistas em Quiropraxia : Entre 400 a 500 hs.www.quiropraxiabrasil.org 3 A ANAFIQ recomenda ao COFFITO que a certificação mínima e obrigatória para titulação do especialista seja a deste nível de capacitação que poderá ser obtida através das seguintes condições: I) Certificado de Pós Graduação “Latu Sensu” de IES (Instituição de Ensino Superior) devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), com carga horária mínima de 400 hs, não havendo a necessidade desta estar credenciada à ANAFIQ. Uma vez o curso cumprindo a regulamentação do MEC, não cabe a ANAFIQ questionar a qualificação do programa de ensino, devendo a mesma registrar o diploma, mediante experiência clínica mínima e pagamento das devidas taxas de registro. Os cursos com 360 poderão ser complementados em 40 hs através do PEC ( programa de ensino continuado) desde que devidamente registrado no Departamento Científico da ANAFIQ. II) Certificado de Curso de Formação de Especialista Profissional de Escola Credenciada: Neste caso será obrigatório o credenciamento da escola, com projeto de curso em cada nível de ensino que a escola pretende atuar. A certificação mínima é de 500 hs, podendo ser aproveitada a carga horária/créditos dos curso de capacitação do nível 1 de 100 hs ou de outros programas de PEC de até 100 hs. A ANAFIQ só registrará certificados de formação de especialistas profissionais nesta categoria com aprovação prévia do projeto de curso da escola credenciada.

Conheça as instituições de ensino que atuam na área  de Formação de Especialistas Lato Sensu e Especialização Profissional

Formação de Especialistas Master (FEM)

Formação de Especialista Master em Quiropraxia: Mínimo de 1500 hs (FEM) I) Certificado de curso de Residência em Quiropraxia devidamente aprovado pelo COFFITO ou ANAFIQ com 1500 hs e com prática clínica mínima de 2 anos, com projeto previamente aprovado pelo departamento científico e pedagógico da ANAFIQ. Somente quando o programa de ensino alcançar a carga horária de 1500 hs caberá o aluno solicitar registro e expedição de certificado mediante ao pagamento das requeridas taxas. II) Certificado de Curso de Especialista Master em Quiropraxia de 1500 hs devidamente aprovado pelo COFFITO ou ANAFIQ com 1500 hs e com prática clínica mínima de 2 anos, com projeto previamente aprovado pelo departamento científico e pedagógico da ANAFIQ. Somente quando o programa de ensino alcançar a carga horária de 1500 hs caberá o aluno solicitar registro e expedição de certificado mediante ao pagamento das requeridas taxas. III) PEC em Quiropraxia: São programas independentes de carga horária menor, de várias competências em técnicas e conhecimentos da www.quiropraxiabrasil.org 4 área de Quiropraxia. Cada programa deverá ser devidamente registrado junto a ANAFIQ, cabendo a cada registro haver contribuição da escola.

Conheça as instituições de ensino que atuam na área  de Formação de Especialização Profissional Master

Seminários Técnicos (PEC)

Promove o ensino de técnicas específicas e atualização para especialistas  e fisioterapeutas. Realizar estes programas de ensino em escolas credenciadas promove o registro de sua formação em nosso banco de dados e a carga horária é considerada em créditos  no PEC (programa de ensino continuado) da ANAFIQ que mermite adicionar comprovação de experiência e conhecimentos técnicos para obtenção do título de especialista em Quiropraxia e ou Fisioterapia Manipulativa. Conheça as instituições de ensino que atuam na área  de Formação de Seminários Técnicos

Conheça o PEC

Programa de Ensino Continuado em Quiropraxia ANAFIQ

Art. 8° Para o programa PEC potencializar a formação de especialista, o aluno deverá apresentar no mínimo programa de formação nível 2 de pelo menos 400 hs, considerando as prerrogativas curriculares mínimas para o exercício da especialidade. Assim ao cursar demais programas com menor carga horária devidamente registrados e sob os auspícios da ANAFIQ, poderão adicionar carga horária para certificação em modo de ensino continuado. *inciso único: No presente programa, cada crédito equivale a 5 horas acadêmicas, ou seja curso de 60 horas (TIQ): 12 créditos, curso de 100 horas (Quiro Básico): 20 créditos, curso de 400 horas (Pós-graduação: 80 créditos), formação de 1.500 (completa do especialista): 300 créditos, sendo que 1 crédito corresponde a 5 hs. Carga Horária total: 1500 hs