Aproveitamento de cursos
23 de maio de 2016
Técnica de Flexão-distração
24 de maio de 2016

Saiba como funciona o PEC de Quiropraxia

PEC – Formação de Especialistas em Quiropraxia:
O PEC, Programa de Ensino Continuado em quiropraxia, é um projeto desenvolvido para promover a formação mínima para a obtenção da titulação, experiência clínica e conhecimentos necessários para que o fisioterapeuta possa obter um certificado válido para as exigências mínimas da prova de títulos realizada pelo COFFITO para obtenção do título de especialista na área de quiropraxia. Esta é uma excelente opção além da realização de cursos de pós graduação profissionalizantes ou Lato Sensu. O PEC possibilita que ao realizar diversos cursos, eventos e programas de ensino credenciados, estes possam após a carga horária mínima, serem homologados pela ANAFIQ e considerados em aproveitamento para emissão de um certificado de formação de especialistas por esta entidade, afim de ser utilizado no certame do COFFITO.

Justificando que o presente roteiro foi elaborado baseado nas premissas aprovadas no I SBFQM e na resolução de 13 de novembro de 2014, assinada por todas as escolas credenciadas. O presente roteiro de estudo é flexível e semiestruturado.

Veja o vídeo!

Roteiro de Pontuação de carga horária para PEC Formação de Especialistas em Quiropraxia da ANAFIQ.

Roteiro de Pontuação de carga horária para PEC Formação de Especialistas em Quiropraxia da ANAFIQ.
Já disponível no link: http://www.sogab.com.br/anafiq/pecfe500.pdf

PEC 500 FE
O objetivo do PEC 500 FE é propiciar uma formação equivalente, diversificada e com as mesmas competências dos cursos de Pós Graduação, possibilitar que o participante detenha desde os conhecimentos da formação básica até conhecimentos de formaçao avançada e de técnicas específicas, de forma flexível permitindo que o aluno se dedique mais as técnicas que ele se identifica melhor, porém isto ocorra dentro de uma faixa curricular.
Existe uma carga horária prevista para seminários diversos a serem propostos pelas escolas de 25 a 50 h, no ítem : 4 Complementação Clínica Acadêmica : Outros Seminários, Simpósios , Congressos, e Atividades Dirigidas , permitindo a realizaçãode seminários focados em técnicas diversas como mesa de flexão distração, técnicas de extremidades, simpósios e outras atividades dirigidas pelas escolas.
PEC 1500 FEM
Roteiro do PEC 1500 FEM ( Formação de Especiaista Master)
Em breve estaremos divulgando o rotoeiro PEC 1500 FEM que absorve a 500 h aproveitadas no PEC 500 FE e poderá absorver até 200 h excedentes ou adicionais não aprveitadas no PEC 500 FE.
Conforme planejado a idéia é promover no PEC FEM a prática clínica e a experiência na subespecialização em áreas como:
SOT
Quiropraxia Desportiva
Quiropraxia Pediátrica
Quiropraxia Instrumental
Quiropraxia Neurológica
Quiropraxia Ortopédica
Quiropraxia Radiológica
Quiropraxia Geriátrica
Quiropraxia Laboral

Formação de Especialista Master PEC-FEM 1500 Quiropraxia

Considerando que a carga horária aprovada na ANAFIQ para realização de prova de conhecimentos e de títulos, para a especialidade junto ao COFFITO é de 500 h, o objetivo desta formação de 1500 h não é de titular o profissional como especialista mas sim de trazer aprofundamento técnico e clínico. O presente programa de ensino continuado, visa promover o aprofundamento e a atualização constante do especialista também promovendo a certificação de Formação de Especialista Master FEM 1500 h. Tem o objetivo de avançar os conhecimentos em técnicas e métodos específicos e avançados promovendo o caráter de subespecialidade. Poderá ser aceito cargas horárias comprovadas por ensino semi-presenciais (On-line).

Art. 1- O PEC 1500 hs realizará aproveitamento do FE 500 de 500 h com a adição de até 200 hs de estudos adicionais não aproveitados no FE 500 hs, desde que comprovados oficialmente conforme as normas já previstas.
Art. – Estudo de Clínica e fisiopatologia aplicada a Quiropraxia de no mínimo 100 hs
Art. 3- Estudo de Técnicas Avançadas
Caberá ao participante a realização de no mínimo 200 h de estudos de técnicas avançadas, em no mínimo três métodos quiropráxicos distintos, comprovados através de certificação.
Art. 4- Prática Clínica com Supervisão Direta
Realizar no mínimo 160 h de supervisão direta em clínica-escola devidamente credenciada a ANAFIQ. Horas adicionais poderão ser consideradas, desde que atinja se o mínimo exigido nos demais artigos deste regimento.
Art. 5- Formação em Radiologia Quiropráxica e Espinografia
Realizar no mínimo 100 h de ensino com supervisão direta em clínica-escola devidamente credenciada a ANAFIQ. Horas adicionais poderão ser consideradas, desde que atinja se o mínimo exigido nos demais artigos deste regimento.
Art. 6 – Prática Clínica a Distância

Através de guias estruturados de atividades complementares os especialistas irão realizar atividades estruturadas e pré-estabelecidas e aprovadas pela ANAFIQ em seu próprio ambiente clínico com supervisão indireta de escolas credenciadas a ANAFIQ. A carga horária mínima será de 200 h sendo divididos em:

a) Prática de Quiropraxia Avançada: Realizar no mínimo 160 h de ensino com supervisão indireta em clínica-escola devidamente credenciada a ANAFIQ. Horas adicionais poderão ser consideradas, desde que atinja se o mínimo exigido nos demais artigos deste regimento.

b) Prática de Radiologia (Espinografia): Realizar no mínimo 40 h de ensino com supervisão indireta em clínica-escola devidamente credenciada a ANAFIQ realizando análise de 40 espinografias de toda coluna vertebral. Horas adicionais poderão ser consideradas, desde que atinja se o mínimo exigido nos demais artigos deste regimento.

Art. 7 – Estudos de Técnicas de terapias manuais e/ou manipulativas em geral ou corretivas posturais de até 180 h.
Art. 8 – Estudo específico da Subespecialidade e Seminário de conclusão.

O seminário de conclusão deste programa irá considerar uma carga horária de 60 h, considerando estudos e atendimento especializado considerando atividades estruturadas , pré-estabelecidas e aprovadas pela ANAFIQ em seu próprio ambiente clínico com supervisão indireta de escolas credenciadas a ANAFIQ conforme abaixo:

a) Realizar artigo em uma das áreas de escolha com orientação de uma escola credenciada conforme itens de subespecialidade previsto no item C deste artigo.
b) Realizar no mínimo 30 atendimentos em supervisão indireta através de guias estruturados de atividades complementares nas áreas definidas no item C
c) São consideradas subespecialidades Quiropráxicas e objetos de estudo da Fisioterapia Quiropráxica:

I. Quiropraxia Geriárica
II. Quiropraxia Pediátrica
III. Quiropraxia na Saúde da Mulher e na Gestação
IV. Quiropraxia Instrumental
V. Radiológia Aplicada
VI. Quiropraxia Esportiva
VII. Quiropraxia Neurológica
VIII. Quiropraxia Ocupacional
IX. Quiropraxia Ortopédica
X. Quiropraxia Preventiva

 

Pablo Fabrício Flores Dias
Pablo Fabrício Flores Dias
- Membro Titular da SBRTO (Sociedade Brasileira de Reabilitação Traumatológica e Ortopédica); - Especializado no tratamento conservador da Coluna Vertebral; - Especialista em Quiropraxia pelo COFFITO - Registro 003 e pela ANAFIQ - Registro 001, com especialização de 1500 horas. - Formação em Reeducação Postural Global/ FM, Acupuntura Chinesa e Japonesa; - Professor do Pós Graduação de Quiropraxia da Faculdade Inspirar e do Curso de Extensão em Dry Needling; - Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Feevale de Novo Hamburgo/RS.