A Subluxação quiropráxica e a Quiropraxia são um uníssomo!
Quiropráxia é uma disciplina de cuidados de saúde e como especialidade da fisioterapia, se dedica ao estudo da ciência, arte e filosofia quiropráxica, com foco particular no diagnóstico e no tratamento de disfunções da coluna vertebral. Considera os efeitos do complexo subluxação vertebral e sua relação com o comprometimento funcional do sistema nervoso em relação a todo organismo. Esta especialidade se dedica ao estudo o funcionamento do sistema nervoso considerando sua interação junto a outros órgãos, tecidos e sistemas. A quiropraxia não é uma técnica e sim uma disciplina de cuidados em saúde, que se dedica a promover a capacidade regenerativa do organismo mediada pelo ideal funcionamento do sistema nervoso e sua homeostasia.
A subluxação quiropráxica ou CSV é um conceito fundamental e indissociável da Quiropraxia como ciência, arte e filosofia, de modo que é impossível fazer Quiropraxia quando não se trata subluxações quiropráxicas, compreendendo-as como interferências ao funcionamento do sistema nervoso e o ajuste é um procedimento primordial a atuação clínica do especialista em quiropraxia. Não há quiropraxia sem subluxação ou sem ajuste.
O Conceito de subluxação Quiropráxica: Refere de a um complexo de alterações neurobiomecanicas e fisiológicas de aspectos estáticos e dinâmicos, que envolvem a cinesiopatologia articular e ainda extensivo as alterações somáticas, posturais e viscerais, capazes de trazer influência na dinâmica do funcionamento do sistema nervoso e sua capacidade um promover a homeostasia orgânica.