Níveis de Prevenção

Prof. Pablo Flôres Dias

 

 Prevenção primária: Nesse nível, encontram-se agrupadas as medidas ou ações especialmente destinadas ao período que antecede a ocorrência da doença. Dentre elas, destacam-se o saneamento básico, a vacinação e o controle de vetores, por  exemplo.

" Significa evitar a ocorrência de uma doença, eliminando fatores de risco ou tratamento de lesões precursoras. Ela é definida como promoção de saúde e as prevenção de enfermidades ou profilaxia. " Alunos

Alguns Exemplos:

1Uso de preservativos para evitar a infecção  por DST  (Doenças Sexualmente Transmissíveis)

2Uso de Capacete pelo Motociclista .Uso de cinto de segurança, airbag, capacetes e outros dispositivos de segurança para ciclistas e motociclistas.

3Uso de luvas para manipular material biológico.

4 Controle de vetores, vacinas, como a  vacina para poliomelite.

5Ginástica Laboral e Exercício Físico para aqueles que nunca tiveram tendinite, diminuirá as possibilidades de que os mesmos desenvolvam a doença.

 

Prevenção secundária: Incorpora uma série de medidas que visam a impedir a evolução de doenças já existentes e, em conseqüência, suas complicações. Os exames periódicos e o auto-exame de mama, entre outros, são procedimentos de reconhecida eficácia para o diagnóstico precoce, que permite o início imediato do tratamento e evita, muitas vezes, o agravamento da enfermidade. "Prevenção secundária significa prevenção da evolução das enfermidades através da execução de procedimentos diagnósticos ou terapêuticos."

Alguns Exemplos:

1 Um paciente hipertenso, previamente diagnosticado, que  tem monitoramento de profissionais de saúde , exercício físico orientado, dieta adequada, é livrado das situações de estresse do cotidiano, terá uma evolução muito lenta da patologia, diminuindo incrivelmente as possíveis complicações da doença.

2 Um paciente com infecção por HPV ( papiloma virus humano)  no colo do útero com acompanhamento e orientação do ginecologista , pode evitar o câncer de colo de útero.

3 Um paciente com tendinite em fase aguda, inicial, com o tratamento fisioterapêutico correto, pode evitara piora que evolui para a diminuição dos movimentos do braço.

4 Um paciente com AIDS, fazendo uso correto da medicação diminui as possibilidades  de complicações, melhora a qualidade de vida  e garante maior sobre-vida. 

 

Prevenção terciária: Esse último nível engloba ações voltadas à reabilitação do indivíduo após a cura ou o controle da doença, a fim de reajustá-lo a uma nova condição de vida. Fazem parte dessas medidas a fisioterapia, fisiatria, a terapia ocupacional e a colocação de próteses, por exemplo. Lida com  a recuperação  funcional de sequelas, que  muitas vezes são irreversíveis .

Enfim, as medidas preventivas à nossa disposição são inúmeras, e muitas delas devem ser incorporadas ao nosso estilo ou hábito de vida porque certamente contribuem para a manutenção de nossa  qualidade de vida.

"Após o controle da doença,  as atividades que possam contribuir  para a manutenção da nossa saúde. Um exemplo que vamos citar é sobre o trauma que já ocorreu, a sua gravidade também já está determinada. O que é necessário agora, é minorar ao máximo as conseqüências do que já aconteceu.  E muito ajuda o que fica pelas nossas responsabilidades." Alunos

Alguns Exemplos:

1 Um paciente hipertenso o qual não teve uma prevenção secundária efetiva no controle dessa doença de base, pode sofrer um agravamento da 

2 Um paciente hipertenso, previamente diagnosticado, que  tem monitoramento de profissionais de saúde , exercício físico orientado, dieta adequada, é livrado das situações de estresse do cotidiano, terá uma evolução muito lenta da patologia, diminuindo incrivelmente as possíveis complicações da doença.

___________________________________________________________________________________________________________________

Relacione as colunas e de  a justificativa:

1Prevenção primária:

2Prevenção secundária:

3Prevenção terciária:

 

(   ) Massagem em um paciente com sequela de AVC, porque:______________________________________________________________

(   ) Massagem em um paciente com contratura muscular   porque:________________________________________________________

(   ) Massagem nos músculos adutores da coxa,  em um jogador de futebol (laateral direito) após uma partida com prorrogação. porque:________________________________________________________

(   )Palestra sobre qualidade de vida e massoterapia. porque:________________________________________________________

(   )Folheto informativo sobre Hipertensão. porque:_________________________________________________________________