Projeto: Programa de Educação Postural na Empresa

 

 

APRESENTAÇÃO: A vida do homem moderno, notadamente nos grandes centros urbanos, está cada vez mais voltada ao enfrentamento de situações críticas para sua subsistência, tais como alimentação, moradia, transporte, ensino, saúde e a própria manutenção do emprego,todas elas sabidamente, situações geradoras de stress.  A administração deste stress, tem se mostrado uma ferramenta vital nas provas técnicas de administração empresarial, já que comprovadamente, a melhoria dos níveis de qualidade de vida, baseados nas situações críticas acima mencionadas, é hoje fator diferencial entre as empresas, na competição por produtividade, qualidade e desempenho comercial.  Entre as ferramentas utilizadas na procura desta melhoria de qualidade de vida, a ginástica laboral tem tomado lugar de destaque em vários segmentos industriais e não mais somente entre as empresas de origem oriental, como era comum até duas décadas atrás.   Dentro deste enfoque, a ginástica laboral tem ganhado destaque no Brasil nos últimos 02 anos, sendo utilizada como uma importante ferramenta, dentro do conjunto de medidas que visam prevenir o aparecimento de lesões músculo ligamentares ligadas a atividades dentro do ambiente de trabalho (L.E.R ou D.O.R.T.)   Baseando-se na premissa de que o homem passa parte de sua vida ativa envolvido com o trabalho, é necessário que ações sejam desenvolvidas a fim de que diminuam os efeitos causados pelo desempenho inadequado das atividades laborais.   

 

Achados e Prerrogativas da Adoção de  um Programa de Ginástica Laboral

 

 

Ganhos da Ginástica Laboral:

Produtividade

 aumento de 2 a 5%

Acidentes

 redução de 20 a 25%

Turnover

 redução de 10 a 15%

Faltas ao serviço

 redução de 10 a 15%

 A ginástica no local de trabalho fundamenta-se na valorização da prática de atividades físicas como instrumento de promoção da melhoria da qualidade de vida do trabalhador.   Em corroboração a estes conceitos, um recente estudo publicado pelo Ministério da Saúde, mostra os seguintes achados:   Diante desses números, consideramos necessária a implementação da ginástica laboral na empresa.
Para melhor esclarecimento, nada mais é do que a combinação de algumas atividades físicas que tem como característica comum, melhorar, sob o aspecto fisiológico, a condição física do indivíduo em seu trabalho. Assim, a ginástica laboral é constituída de atividades físicas que são elaboradas sobre as várias estruturas

osteomusculoligamentares dos trabalhadores.

 

 


   

Ginástica Laboral: A prática de exercícios físicos, realizada coletivamente, durante a jornada de trabalho, prescrito de acordo com a função exercida pelo trabalhador, tendo como finalidade à prevenção de doenças ocupacionais, promovendo o bem- estar individual por intermédio da consciência corporal: conhecer, respeitar, amar e estimular o seu próprio corpo . Consiste basicamente em aulas/exercícios de aquecimento músculo-esquelético, alongamento, resistência muscular localizada e fortalecimento, que muitas vezes vem de encontro com reeducação postural e refinamento da coordenação motora.

 

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
- Denominação: Programa de Educação Postural - Local: Empresas- Responsável : Dr. Flores Dias

 

2. JUSTIFICATIVA
    Tendo em vista o considerável número de disfunções posturais, dores nas costas e lesões por esforços repetitivos que acometem os trabalhadores em seu período ativo, o PEP - Programa de Educação Postural vem para orientar e prevenir esses males, contribuindo por uma melhor qualidade de vida a cada um deles.

3. EQUIPE

Médico Ortopedista , Traumatologista  e Clínico Geral

Fisioterapeuta

Acupunturista

Professor de Educação Física

Massagista/ Massoterapêuta

 

4 NOSSA INFRA-ESTRUTURA  Visite o site: www.sogab.com.br

Ambulatório de Fisioterapia

Consultório Médico e de Fisioterapia

Ambulatório de Massoterapia e Estética

Sala de Aula para Cursos e Treinamentos/ 30 lugares

Estacionamento


5. OBJETIVOS
- Identificar através de avaliação, as disfunções posturais.
- Orientar posicionamentos mais adequados para o trabalho. Especificações técnicas sob o ponto de vista biomecânico
- Orientar regras básicas de ergonomia para a organização biomecânica do trabalho.
- Medidas de organização ergonômica visando a prevenção de lesões.
- Sensibilizar o trabalhador da importância da ergonomia em seu dia-a-dia , provendo orientação para  redução do grau de tensão no trabalho.
- Recomendações de ergonomia para o trabalho em diversas posições, com  a intenção de Reduzir efetivamente os distúrbios músculo-esquelético.


6. SELEÇÃO DE RECURSOS
- Avaliação Postural individual.


- Encaminhamento ao médico  ou fisioterapeuta caso haja necessidade.
- Orientação para melhores hábitos posturais.
- Palestras informativas. Mensais ou a combinar.
- Vivências. Exercícios compensatórios.

7. AÇÕES
- As ações desenvolver-se-ão em etapas na ordem da Seleção dos Recursos trabalhados ao longo do projeto.
- Pode ser aplicada em toda a empresa ou em áreas críticas de trabalho.
- A participação do trabalhador deve ser opcional, no entanto estará participando de palestras de sensibilização.
- Como sugestão - a prática das atividades laborais poderá ser aplicada no meio da jornada de trabalho com o objetivo de prevenir a fadiga muscular, num tempo mínimo de 10 min ou mais, como a empresa desejar.

 

8. VANTAGENS
- Prevenção e terapêutica das lesões osteomusculoligamentares.
- Educação Postural e ergonômica
- Identificação de novos fatores geradores de lesões ocupacionais.
- Intervenção precoce na terapêutica das patologias.
- Aplicação adequada das atividades físicas laborais.
- Adequação imediata das posturas inadequadas frente aos postos de trabalho.
- Maior estímulo e motivação por parte dos funcionários para a prática das atividades.
- Mensuração adequada dos dados para a auditoria de resultados.
- Maior feedback para a empresa e o departamento médico.
- Contribui para a ausência da fadiga física. Mental e psíquica.

 

9. TEMPO DE DURAÇÃO DO PROJETO
- O Projeto será desenvolvido diariamente, dando continuidade enquanto houver interesse da empresa ou da coordenadora do projeto de acoordo com um contrato de prestação de serviços entre empresas.

 

10. AVALIAÇÃO , MONITORAMENTO E TRATAMENTO
- Periódica ao longo do desenvolvimento do projeto, sendo utiliada nossa  estrutura própria ou mesmo nosso arsenal técnico eterapêtico multidisciplinar (equipe), com a possibilidade  de realização IN COMPANY.